Como estudar inglês sozinho: aprenda 7 dicas

Como estudar inglês sozinho | Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Como estudar inglês sozinho? Essa é a pergunta de milhões e para colocar a resposta em prática você precisará de planejamento e muita dedicação. Está preparado? Então, vamos lá. 

Possuir a fluência do inglês é o objetivo de todos que estudam o idioma. Contudo, o acesso aos cursos não chegam para todos e se você acha que não pode aprender sozinho, vamos te mostrar que é possível. Pense em tudo que você consome como entretenimento, as músicas que você ouve, as séries que você assiste ou até mesmo o tempo que você passa nas redes sociais. Tudo isso pode ser revertido em momentos de aprendizado. 

 

Como estudar inglês sozinho | Crédito: Soundtrap
Como estudar inglês sozinho | Crédito: Soundtrap

 

O inglês é o idioma que nós, brasileiros, temos mais contato, pois vivemos frequentemente sobre os estímulos dele. Certamente se você ligar a TV encontrará um filme ou série em inglês passando, e provavelmente, seus artistas favoritos cantem em inglês. Então, pensando nisso, vamos te mostrar como colocar o aprendizado em prática e tornar o ócio em tempo de conhecimento. 

 

7 dicas de como estudar inglês sozinho: 

 

 

Comece fazendo um planejamento 

Quanto mais frequente forem seus estudos, mais rápido você aprende. Dessa forma, programe seus estudos, pense em um horário que você possa se dedicar e mantenha uma frequência. Pense em estabelecer um objetivo como aprender e conhecer 5 verbos por dia, por exemplo. Coloque alarmes de lembrete e lembre-se que quanto mais rápido começar, mais perto do seu objetivo você estará.

 

Diversifique o modo de estudar 

Uma boa dica de como estudar inglês sozinho é diversificar a forma de estudar. O que isso significa? Se você estabeleceu sua semana de estudos, tente mudar os materiais para que não seja algo cansativo. Procure por outras opções como aplicativos com exercícios ou quem sabe estudar a partir de trava-línguas em inglês. Procure também não focar somente em gramática, tente alternar a gramática com os demais focos como o ouvir e ler.

 

Assista séries e filmes em inglês

 

Assista séries e filmes em inglês | Crédito: Nicolas J Leclercq
Assista séries e filmes em inglês | Crédito: Nicolas J Leclercq

 

Esse momento em que você passa algumas horas concentrado, torna ele em um momento de conhecimento e aprendizado. A princípio, comece trocando o áudio dublado pelo original. Com o tempo, retire a legenda. Tente fazer esse processo com filmes ou séries que você já conhece o enredo, pode ser um bom método de estudo. 

 

Treine sua escuta com áudios e músicas 

Da mesma maneira como aconteceu quando aprendemos nossa própria língua, ouvir também é o primeiro passo quando queremos aprender um idioma estrangeiro. Então, se cerque disso em podcasts, audiolivros, músicas e qualquer conteúdo de áudio que você tiver ou encontrar. Confira essa lista com 5 músicas para você treinar a sua escuta.

 

Mais uma boa dica de como estudar inglês sozinho é: LEIA! 

Se você ainda é iniciante, experimente começar pelos livros infantis. Esse tipo de livro é uma ótima opção para a memorização e o aprendizado, além de serem divertidos. Porém, se você possuir um conhecimento mais intermediário ou avançado, leia os portais internacionais como: BBC, The New York Times, The Guardian, entre outros. 

 

Passe as suas redes sociais  e o idioma do seu celular para inglês

 

Passe a suas redes sociais para o modo em inglês | Crédito: Jeremy Bezanger
Passe a suas redes sociais para o modo em inglês | Crédito: Jeremy Bezanger

 

As redes sociais são um prato cheio para conhecer gírias, textos e abreviações, dessa forma, aumentando e colaborando para o seu vocabulário. Seja pelo Instagram, TikTok ou pelo Twitter, todas elas podem contribuir para a fluência no idioma.

Agora, pense em quantas vezes você pega seu celular. Trocando o idioma do seu aparelho para inglês, você vai aprender inúmeras palavras novas, expressões e muito mais. Esteja imerso no idioma no seu dia a dia. 

 

Aprenda em casa e no seu tempo 

Por fim, não fique focado só em pensar em quando você estará fluente e quanto você aprendeu. Afinal de contas, pense em quanto tempo você demorou para aprender o português? A boa notícia é que você já sabe os mecanismos para aprender uma língua e pode colocar essas técnicas para assimilar o inglês. Além disso, a GLED está aqui para fazer você avançar!

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: