Idade para aprender inglês: existe a ideal para começar?

Idade para aprender inglês

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

O debate sobre possuir o domínio de uma segunda língua segue uma resposta unânime: quanto mais cedo você aprender melhor. Mas será que é isso mesmo? Não se discute que o ter o controle do inglês abre um leque de oportunidades tanto na vida pessoal como profissional. Hoje, vamos entender juntos se existe mesmo uma determinada idade para aprender inglês. 

Existem alguns mitos em torno desse assunto. Algumas pessoas acreditam que aprender inglês na infância pode até mesmo fazer com que a criança tenha problemas com a língua materna, mas não é bem assim. Você lembra como aprendeu a falar português? Provavelmente não! É por isso que aprender inglês desde cedo não acrescenta nenhuma pressão ou sobrecarga à criança.

 

É muito mais fácil para as crianças aprenderem tudo e quando são pequenas | Idade para aprender inglês | Créditos: CDC
É muito mais fácil para as crianças aprenderem tudo e quando são pequenas | Idade para aprender inglês | Créditos: CDC

 

Qual a melhor idade para aprender inglês?

Crianças possuem uma capacidade de aprendizagem muito maior, então o ideal é que o estudo da segunda língua seja introduzida nessa fase. De acordo com um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) baseado em um questionário online com quase 670 mil pessoas concluiu que para se chegar ao nível de conhecimento de gramática de um falante nativo de inglês, o melhor é começar a aprender por volta dos dez anos de idade. O estudo ainda ressalta que depois dessa idade a capacidade de aprendizagem decai.

No entanto, o estudo também mostrou que podemos melhorar em línguas, inclusive na idade que nos encontramos, ao longo do tempo. Por exemplo, nós só dominamos completamente a gramática da nossa própria língua por volta dos 30 anos. Isso corrobora outro estudo online anterior que mostra que falantes nativos aprendem uma palavra nova por dia, em média, na sua própria língua, até a meia idade.

 

Quais os benefícios de aprender inglês na infância? 

Como já dito acima, as crianças possuem uma capacidade de aprendizagem muito maior. Durante a infância, a criança tende a ter maior abertura para novas experiências. Elas possuem menos medo de errar e estão mais dispostas a interagir com os outros. Além disso, ajuda a criança a desenvolver melhor suas habilidades cognitivas. 

Aprender um novo idioma desde cedo também auxilia na concentração, pois aprender outras culturas através de uma língua estrangeira também ajuda a fortalecer a memória.

 

As crianças possuem uma maior facilidade para lembrar coisas que viu e aprendeu ao longo da vida. | Idade para aprender inglês | Créditos: CDC
As crianças possuem uma maior facilidade para lembrar coisas que viu e aprendeu ao longo da vida. | Idade para aprender inglês | Créditos: CDC

 

Aprender inglês é uma ótima maneira de ampliar a visão de mundo, conhecendo outros povos e culturas. Além disso, aprender uma outra língua incentiva a comunicação e, consequentemente, ajuda a reduzir a timidez. Por fim, não podemos deixar de mencionar que aprender outro idioma é uma preparação para o mercado de trabalho.

 

Mas eu não sou mais uma criança

Vale destacar que existe uma idade indicada para aprender inglês, para iniciar os estudos. Contudo, o objetivo de aprender uma segunda língua é para todos e com estudo, vivência e prática diária é possível para toda e qualquer idade. Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar, confira aqui

A idade em si não é nenhum obstáculo para o aprendizado do Inglês. Um adolescente ou adulto possui plena capacidade de atingir a fluência, da mesma forma que uma criança. 

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: