Fluência do inglês: 5 dicas que te levarão rumo ao seu objetivo

Fluência do inglês

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Um dos idiomas que mais nos cercam no dia a dia fora o português é o inglês. Presente em termos de muitas profissões, no nosso consumo de música, filmes e toda cultura pop em geral, tudo isso colabora para a importância do domínio do idioma. Além disso, aproximadamente 80 países e mais de 1.132 milhões de pessoas dominam o idioma, uma grande fatia de diversas oportunidades e culturas. Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas rumo à fluência do inglês. 

Alcançar o nível desejado não é uma tarefa que ocorre de forma rápida e simples, especialmente para quem precisa do idioma para algum fim específico como estudar no exterior, por exemplo. Para chegar no seu objetivo, tempo com idioma e muita dedicação serão o ponto de partida da sua jornada de encontro ao domínio do idioma.  

 

Fluência do inglês demanda dedicação e tempo com o idioma | Crédito: Sarah Noltner
Fluência do inglês demanda dedicação e tempo com o idioma | Crédito: Sarah Noltner

 

Dicas rumo à fluência do inglês

 

 

Se jogue com tudo no idioma 

Mesmo que você estude por conta própria e não faça aulas regularmente, para se desenvolver no idioma é necessário um contato diário com a língua. Seja 30 minutos por dia, esse contato na sua rotina será importantíssimo para o seu desenvolvimento rumo à fluência do inglês. 

Possuir esse momento no decorrer do seu dia ajudará no seu raciocínio e na vivência de situações cotidianas que estimularam o uso. Nessa etapa, a disciplina e o foco serão seus aliados no aprendizado. Esse é o momento de você se desafiar e encarar alguns objetivos como:

  • Aprender uma música em inglês
  • Ler uma livro em inglês
  • Começar a falar

 

Concentre atenção a sua escuta 

Muitas pessoas que iniciam no idioma, concentram-se rapidamente em entender as palavras. Contudo, uma atenção na escuta não se baseia só no entendimento, mas na forma em que elas são faladas, na pronúncia.

Coloque sua atenção nos sons, tente captar o ritmo da fala e a forma como as palavras se combinam e se completam. Perceba que algumas delas são pronunciadas mais juntas, como se fossem uma só, ou que a entonação de outras pode mudar dependendo da situação. Tente se lembrar desses detalhes na próxima vez que conversar com alguém e coloque-os em prática.

 

Não se preocupe em falar tudo corretamente 

É normal mesmo na nossa língua materna que aconteçam erros na pronúncia de algumas palavras, sendo assim está tudo bem errar as palavras. No início do aprendizado, costuma-se ter muito medo e receio em errar a pronúncia das palavras, mas você não precisa se preocupar em dizer tudo perfeitamente.

 

Não se preocupe em falar tudo corretamente | Crédito: Christina @ wocintechchat.com
Não se preocupe em falar tudo corretamente | Crédito: Christina @ wocintechchat.com

 

Errar faz parte do processo rumo à fluência do inglês, o importante é que você saiba lidar com uma situação onde você esquece de alguma coisa ou quando não consegue entender algo. Seja pela ansiedade, falta de prática ou tempo dedicado ao idioma, a GLED fez questão de separar algumas dicas que vão te ajudar rumo a pronúncia em inglês, confira aqui

 

Faça do momento de lazer um momento de aprendizado

Sabe aquele ditado “unir o útil ao agradável”, essa é a ideia. O caminho rumo à fluência do inglês não precisa ser quadrado e cansativo. Sabe aquele filme que você já decorou as falas, ou aquele álbum em inglês que você sabe cantar por completo? Fique mais atento à pronúncia das palavras, forma e construção das frases. Tudo isso é repertório para você. 

Com as músicas, funcionam da mesma forma, comece a acompanhar as canções acompanhada das letras. Esse exercício te ajudará com tempo, pronúncia e ritmo das palavras. 

 

Se possível, invista em um curso de inglês

Por fim, um bom curso de inglês te dará todo apoio que você precisa para prosseguir com mais suporte e atenção. A boa notícia é que a GLED está aqui para fazer você avançar! Possuindo um ensino descomplicado, aulas online em que você possui total autonomia. Dessa forma, possibilitando uma grande e maior oportunidade para que mais pessoas possam utilizar dessas ferramentas.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: