Entendo, mas não falo inglês. E agora?

não falo inglês - Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Não falo inglês. E agora? Para muitas pessoas, falar inglês não é uma tarefa simples. Desde cedo temos contato com palavras estrangeiras. Quando somos crianças, alguns termos são tão cotidianos que nem nos damos conta de que aquela palavra não pertence originalmente ao português.

Enquanto algumas pessoas têm muita facilidade, outras pessoas enfrentam uma barreira enorme. Quem nunca falou ou ouviu a frase “Inglês não é pra mim”? Mas não se preocupe. Falar inglês é sim para você e pra todo mundo!

Vamos te dar algumas dicas que podem ajudar a aprender inglês de uma vez por todas!

 

Não falo inglês, como destravar?

 

Paciência com você

Antes de mais nada, vamos falar do mais importante: seja paciente com você mesmo!

Sempre tenha em mente que aprender uma nova língua é uma tarefa que requer tempo. Você não aprendeu a falar português em um dia, correto? Quando pequenos, aprendemos a falar ao longo de anos. A alfabetização acontece depois e leva mais muitos anos. Então por que você seria fluente em inglês do dia para a noite?

Por isso vá com calma e não se cobre tanto. É normal que depois de semanas você se sinta frustrado. Mas respire fundo e pense bem: você já sabe mais do que quando começou? Então está no caminho certo!

 

Dedicação

Uma dica parceira da paciência é a dedicação. Quando somos crianças e aprendemos a falar português, estamos em um “intensivo” constante. Basicamente toda a família insiste todos os dias em ensinar palavra por palavra.

No caso de aprender inglês, provavelmente seu círculo social não vai falar com você nesse nova língua o tempo inteiro. Justamente por isso você precisa se dedicar de verdade. Pegue um curto período do dia para estudar. Leia um parágrafo em inglês, procure um novo vocabulário ou preste atenção em uma música.

De certa forma, você precisa mostrar para seu cérebro que aquelas palavras são “comuns”.

 

LEIA MAIS: Conheça As Gírias Em Inglês Do Momento
LEIA MAIS: O Bilinguismo Para Crianças

 

Treino

Como dissemos, você precisa se acostumar pouco a pouco com essa nova língua. Existem várias formas de treinar.

Algumas pessoas preferem ouvir músicas enquanto acompanham a letra. Assim você pode ouvir as palavras e entender o contexto. Quando encontrar uma palavra desconhecida, pause a música e procure o significado. Ao final da canção você terá aprendido muito vocabulário!

Outras pessoas preferem ler livros em inglês. A técnica é a mesma: ao encontrar uma palavra nova, procure o significado. Há também quem assista filmes em inglês com legendas em inglês (e posteriormente sem legenda nenhuma!).

 

Pense em inglês

Em um primeiro momento, pensar em inglês pode parecer uma ideia dificílima! Mas não é. Inicialmente você pode começar com palavras soltas. Por exemplo, a própria frase de não saber falar o onglês pode ser pensada no idioma, como “I don’t speak English”.

Outro exemplo é: “Eu vejo um dog“. Não tem problema se você ainda não sabe construir uma sentença inteira. Treine o que você já sabe. Se por enquanto você sabe apenas a palavra dog, está tudo bem. Trate de treiná-la!

Na medida em que você for estudando (e treinando!), terá cada vez mais vocabulário. Trate de fixar essas palavras e regras de gramática pouco a pouco na sua memória. Várias vezes por dia olhe para seu ambiente e tente identificar palavras em inglês. Quando for ao mercado, quantas frutas sabe falar em inglês? Ao pegar uma laranja, pense “orange” e não “laranja”.

 

Não tenha medo

Não tenha medo de errar. Muita gente fica travada na hora de falar porque tem medo de pronunciar uma palavra errada ou de cometer algum deslize na gramática. Errar é normal e faz parte do processo.

Respire fundo e relaxe! Se você estiver falando com um nativo, melhor ainda! Isso porque alguém nativo vai entender seu erro e mesmo assim conseguir levar a conversa a frente.

Essa cobrança toda não ajuda em nada. Como dissemos anteriormente, o processo de aprender inglês demanda paciência e muito treino. Falar faz parte do treino. Todas as pessoas que falam inglês já passaram por isso. Portanto não precisa ter vergonha!

 

Fonte 1 | 2 |

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais no @glededu!

Você pode gostar: