Inglês para Profissionais de TI: porque é tão importante?

Inglês para Profissionais de TI: porque é tão importante? - Foto de ThisIsEngineering

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

De todas as profissões em que o inglês é necessário, em poucas ele é tão fundamental quanto para os profissionais de TI. Porém, antes de entender o porquê, vale tentar compreender, pelo menos em parte, o que é TI.

TI, ou tecnologia da informação, é uma área da informática extremamente abrangente que passa por produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e uso das informações. É um profissional necessário desde a criação de um site, o direcionamento de páginas ou o visual, até bancos, bolsa de valores e mercados mundiais. O mundo atual tecnológico não existiria sem os profissionais de TI, basicamente.

E é justamente aí que começa a necessidade não só de saber inglês, mas de ser fluente e conhecer termos técnicos da área. Isso porque, o inglês sempre foi o idioma padrão da área de programação, tornando quase impossível trabalhar com códigos ou criar redes internacionais sem o conhecimento do idioma.

 

Profissionais de TI no mercado brasileiro e no mundo

Entretanto, segundo aponta a revista Computer World, há falta de mão de obra qualificada na área de TI no Brasil – e um dos principais motivos é a falta do inglês qualificado por boa parte dos profissionais da área.

Ao mesmo tempo, uma pesquisa recente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostrou que a área é uma das que mais tende a crescer no país. Até 2024, estima-se a criação de aproximadamente 290 mil novas vagas de emprego.

Além disso, a área de tecnologia não só move o mundo interconectado como é a parte predominante para seus avanços e mudanças. Com isso, os profissionais de TI precisam sempre estar a par das mudanças constantes e novos conhecimentos necessários.

Só que, para isso também, grande parte desse conhecimento só será possível adquirir em inglês, já que não há tradução dele.

De acordo com a escola de informática SOS Tecnologia e Educação “os manuais de novas versões das linguagens de programação, assim como os maiores fóruns de compartilhamento de conhecimento e os livros mais avançados sobre o assunto”, estão, quase sempre, em língua inglesa.

Isso vai aparecer também nas diversas discussões e palestras que vão ocorrer constantemente em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. São neles que muitas descobertas ou teorias são apresentadas.

Inglês para Profissionais de TI

O inglês se torna essencial na área também para quem busca emprego, não só no Brasil, mas fora também. Por ser uma rede conectada, é muito comum que surjam vagas internacionais de TI para as mais diversas empresas e campos de atuação dentro da área.

Com isso, a língua não é só necessária para conseguir desempenhar um trabalho nessas empresas, mas, antes disso, é preciso ter um currículo impecável e ser capaz de passar em uma entrevista de emprego em inglês.

Listening, speaking and vocabulary

Então, além do vocabulário e o conhecimento de termos técnicos em inglês, os profissionais de TI precisam também terem um bom entendimento e comunicação, já que estarão o tempo todo falando com outras pessoas, recebendo pedidos e fazendo testes para pessoas de todos os lugares do mundo.

Outro tópico bastante subestimado é o networking. Já que, muitas vezes os profissionais de TI não vão trabalhar fixamente para apenas uma empresa. Ou seja, estarão o tempo todo buscando novas possibilidades de trabalho ou projetos. E, quanto mais contatos conhecerem, mais fácil será. Só que, ter contatos fora do Brasil vai ajudar a ampliar ainda mais essas possibilidades, fazendo do inglês peça fundamental mais uma vez.

Ou seja, o inglês é necessário para os profissionais de TI tanto no que diz respeito a conseguir desempenhar uma boa função na área, já que códigos e termos vão aparecer nesta língua o tempo todo, como também para aprender e estar a par das mudanças constantes e conseguir empregos no Brasil e fora. Não saber inglês é praticamente perder qualquer possibilidade de ser bem-sucedido na área, não importa o quão bom o profissional seja tecnicamente.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: