High School no Brasil 

High School no Brasil - Foto de Julia M Cameron no Pexels

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Para muitos adolescentes brasileiros, realizar o ensino médio no Brasil não é satisfatório, sendo um sonho fazer o High School americano. No entanto, não é necessário ir tão longe, já existe a possibilidade de realizar o  High School no Brasil. 

Através do projeto High School, é possível ter no Brasil uma dupla formação: o diploma regular brasileiro e o diploma americano, reconhecido internacionalmente. Com isso, são abertas as portas para uma carreira internacional. 

Mas como funcionam os programas de High School no Brasil? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o assunto – e se o High School no Brasil vale a pena! 

 

O que é o High School americano? 

Estudantes americanos - Foto de Yan Krukov no Pexels
High School americano – Foto de Yan Krukov no Pexels

 

“Assim como o ensino médio no Brasil, o High School americano compreende uma fase importantíssima da vida, mas de uma maneira bem diferente.” 

O High School americano  seria o equivalente ao ensino médio brasileiro, com algumas leves diferenças. Para começar, é encarado como uma continuação da educação fundamental, com 10ª, 11ª e 12ª série, não 1ª, 2ª e 3ª série. 

É dividido em Junior High School e Senior High School, com 4 anos de duração: 

  • 9th grade sendo equivalente à 9ª série brasileira, chamada de Junior High School; 
  • 10th grade sendo equivalente ao nosso 1º ano do ensino médio, já dentro do Senior High School; 
  • 11th grade sendo equivalente ao nosso 2º ano do ensino médio; 
  • 12th grade sendo equivalente ao nosso 3º ano do ensino médio. 

Por fim, é um período vivenciado dos 13 aos 18 anos, dependendo do que for definido pelo estado americano. 

 

E como funcionam as matérias em relação ao Brasil? 

Enquanto no Brasil existem 13 matérias teóricas obrigatórias, o sistema escolar americano possui apenas 4 matérias teóricas obrigatórias: inglês, história, política, economia e finanças. 

O restante da grade é de disciplinas eletivas, que apresentam um apelo mais vocacional, como: carpintaria, marketing, educação financeira, direito constitucional, etc. Essas matérias são divididas por dificuldade em: 

  • College Prep (CP), que é o nível mais baixo; 
  • Honors, que é um nível intermediário; 
  • Advanced Placement (AP), que é o nível mais avançado. 

Com isso, o aluno aprende melhor, pois cursa matérias adequadas para sua experiência e nível de conhecimento. Isso é uma das grandes – e uma das propostas do projeto High School no Brasil! 

 

High school no Brasil: o que é essa ideia? 

“De forma a aplicar no Brasil o modelo americano, sem desconsiderar a grade brasileira definida pelo MEC, foi pensado o High School no Brasil.” 

O que é o High School no Brasil? Basicamente, se trata de um modelo educacional que contempla a grade curricular brasileira e a norte-americana. Por meio de ciclos alternados de conteúdos, você finaliza a grade escolar básica e cumpre a grade dos EUA. 

Com isso, é dado ao aluno o diploma de dupla validade, que certifica a conclusão básica pelo MEC e que tem validade perante autoridades educacionais americanas. Além disso, garante a experiência oferecida em escolas norte-americanas sem intercâmbio. 

 

Como funciona o High School no Brasil? 

Como pode notar, a grade curricular dos EUA e Brasil é diferente, no High School existem muito mais disciplinas do que no nosso país. 

Com isso, igualam- se as grades sem que o conteúdo extra se choque com a matriz brasileira, que é exigida pelo MEC. 

  • No turno regular, os alunos estudam a grade comum do ensino médio no Brasil; 
  • No contraturno, os alunos estudam conteúdos complementares originários dos EUA, lecionados em inglês por um professor proficiente dentro das escolas credenciadas ou individualmente e online por uma plataforma específica para essa modalidade. 

Os programas de High School no Brasil são feitos através da validação do modelo por uma instituição norte-americana. É apenas pela parceria firmada entre a instituição brasileira e a americana que se permite o oferecimento da grade curricular complementar. 

 

Como é feita a validação curricular? 

Por meio da validação pela instituição americana da grade curricular, o aluno pode cursar e receber a certificação da instituição estrangeira. Ao final do período letivo, o histórico do aluno é enviado à instituição para apreciação. 

Por fim, a instituição avalia as notas nas disciplinas complementares e o aluno recebe seu diploma autenticado. 

 

Leia também: Cursos De Inglês Online: Acelere Sua Fala Sem Sair De Casa

 

High School no Brasil: como funciona na prática? 

“Para quem busca alcançar o intercâmbio nos EUA ou qualquer outro lugar, o High School no Brasil é um atalho.” 

Como dito antes, o High School começa no que seria o nosso 9º ano, onde o aluno está entre seus 13 e 14 anos. Prossegue até o 3º ano do Ensino Médio, o que é o equivalente ao 12º ano no sistema de ensino americano. 

O projeto High School costuma abordar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, com bom nível de inglês. E quanto ao horário? Como dito antes, o High School funciona no contraturno, nas escolas credenciadas ou online na própria casa do aluno. 

Se a grade regular funciona pela manhã, então o High School é no período da tarde – e por aí vai. 

 

Matérias do High School 

A grade brasileira apresenta diversas semelhanças com a dos Estados Unidos. Essas correspondências são convalidadas pela instituição americana, sem necessidade de serem refeitas em inglês. 

Contudo, é importante que tenham a atenção do aluno, pois vão se juntar às matérias complementares dos EUA para formar o Grade Point Average (GPA). Esse é o histórico acadêmico do aluno, que consiste numa média geral das matérias do High School. 

 

E quais são as matérias complementares? 

As matérias complementares do High School existem aqui para que seu currículo se alinhe ao norte-americano. É possível encontrar matérias como: 

  • Economia; 
  • História dos EUA; 
  • Legislação; 
  • Artes; 
  • Literatura; 
  • Legislação inglesa; 
  • Saúde; 
  • Computadores; 
  • Marketing; 
  • Planejamento de carreira; 
  • Oratória e debate; 
  • Gastronomia; 
  • Teatro; 
  • Moda e design; 

Elas costumam ser divididas em oratória, língua inglesa, estudos sociais e matérias diversificadas. É importante salientar que as matérias podem variar de instituição para instituição. 

 

E o que é o GPA? 

Calculado numa escala de 0-4, engloba do último ano do Fundamental até o último do Ensino Médio, servindo para medição do desempenho dos alunos. 

E como entra o sistema de pontuação brasileiro no GPA? Bem, considere que o sistema de pontuação americano é de A até F e compare: 

  • A = 9-10; 
  • B = 7-8,9; 
  • C = 5-6,9; 
  • D = 3-4,9; 
  • E-F = 0-2,9. 

E como se calcula? Dentro da escala de 0 a 4, A é 4, B é 3, C é 2, D é 1 e E-F é 0. Digamos que você tire um A em Redação, cujo número de créditos é 3 – então, sua pontuação seria 4 vezes 3, igual a 12. 

Fazendo o mesmo com outras matérias, e somando as pontuações, você tem uma pontuação final que é dividida pelo número total de créditos. Com isso, obtém seu GPA. 

 

Nível de inglês exigido para o High School no Brasil 

Como dito antes, todas as aulas do High School brasileiro são dadas em inglês por professores fluentes na língua. Assim como num programa de intercâmbio, é ideal que o aluno tenha passado pelo ensino bilíngue e pelo estudo complementar do idioma. 

Caso não tenha a situação ideal, a equipe pedagógica deve avaliar o nível de inglês do aluno. Essa mesma equipe deve acompanhar constantemente a evolução do aluno durante o programa. 

O nível mínimo de domínio da língua exigido é o A2 do CEFR, que seria o inglês intermediário. Nesse nível, o aluno compreende bem assuntos mais complexos e consegue conversar de maneira fluída na maior parte do tempo. 

 

Metodologia PBL 

Dentre as inúmeras metodologias praticadas em aula, uma recorrente no High School é a PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). Se trata de uma metodologia baseada na prática. 

Nisso, o aluno se torna o centro do processo educacional, com os problemas sendo apresentados e o grupo de alunos buscando a solução. Ao fim, há uma grande discussão e aprofundamento em sala de aula. 

Nisso também, o professor se torna apenas um facilitador. Essa metodologia é possível no High School, pois este costuma ter salas pequenas com 15 a 20 alunos, até menos. 

 

Quais são os objetivos do High School no Brasil? 

Afinal, por que escolas brasileiras devem adotar o High School e por que os alunos devem entrar nessa modalidade de ensino? Basicamente, porque ela oferece três grandes benefícios ao aluno. 

 

Aprimoramento do nível de inglês 

As aulas complementares do High School são oferecidas em inglês, com professores fluentes na língua. Aliás, é possível aulas a distância com professores dos EUA que trabalham na instituição americana parceira da brasileira. 

Com isso, é possível uma educação mais profunda, com o aumento do nível de inglês através da convivência diária. Com o tempo, você evolui no inglês intermediário que possuía no começo. 

 

Maior competitividade no mercado de trabalho 

Ao investir no High School do Brasil, o aluno acaba obtendo uma dupla certificação, ou seja, é formado pela instituição brasileira e pela americana. Com isso, o aluno acaba tendo um “algo a mais” no mercado de trabalho brasileiro e até internacional. 

A certificação que obtém ao final é válido tanto para território nacional, quanto para território internacional. 

 

Garantir uma formação que facilita a entrada em universidades norte-americanas 

Por meio das avaliações do High School no Brasil, você obtém o já falado GPA, que é uma das exigências das universidades norte-americanas. Quanto melhor a instituição de ensino superior, mais rigorosa é a avaliação do GPA obtido. 

Além disso, há outros elementos que são avaliados para aprovação do aluno – e que são facilitados pelo High School no Brasil: 

  • SAT e ACT: que são os dois testes de admissão comuns nos EUA. O primeiro avalia o raciocínio crítico do aluno em três áreas (matemática, linguagem e interpretação e escrita). O segundo ainda aborda raciocínio científico; 
  • Cartas de recomendação dos professores; 
  • Ótimo resultado no exame de proficiência de inglês, como TOEFL ou IELTS.

 

High School no Brasil vale a pena? 

Sim. O High School no Brasil vale a pena para alunos que buscam trilhar carreiras internacionais ao atingirem a fase adulta. Não é necessário realizar intercâmbio, pois as aulas ocorrem aqui mesmo, em território nacional. 

Com a conclusão do High School, você se torna apto para disputar as vagas oferecidas em universidades americanas. Não apenas elas, mas também universidades de fora conveniadas com o governo dos EUA. 

Além disso, se trata de uma formação mais completa, com a educação básica brasileira sendo somada à educação tradicional americana. Com isso, a formação curricular é muito mais completa do que a formação curricular brasileira comum. 

 

É a chance de melhorar o nível de inglês na prática 

Com aulas em inglês, ministradas por um professor fluente, você tem uma melhor imersão na cultura americana e inglesa, aumentando a proficiência na língua inglesa. 

Esses são alguns dos grandes benefícios que obtém numa educação internacional! 

 

Conclusão 

A realidade brasileira e a realidade americana são duas coisas bem diferentes, de fato, mas isso não é empecilho para implementação do High School. Com isso, é possível sim obter aqui uma educação completa e abrangente. 

O High School no Brasil está se tornando cada vez mais comum, com diversos programas de High School nas escolas credenciadas ou individualmente em uma plataforma específica para o High School.  Agora cabe a você tomar uma decisão e escolher a melhor educação! 

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais no @glededu!

Você pode gostar: