Como funciona o Ensino Médio nas escolas Americanas? 

Escolas americanas - Foto de Yan Krukov no Pexels

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Se você irá se mudar para os EUA, ou pretende fazer um intercâmbio para lá, é preciso entender como funciona o ensino médio nas escolas americanas, para que não fique tão perdido nos seus primeiros dias de aula. 

Além disso, esse conhecimento ainda o ajudará a se acostumar com toda a nova rotina que terá de enfrentar daqui a para frente, aliviando, também, todo o choque cultural que poderá sentir. 

Por isso, preparamos este artigo com cada detalhe sobre como funcionam as escolas americanas, para que você possa aproveitar a experiência que terá da melhor e mais satisfatória maneira possível. 

Aproveite e boa leitura! 

 

Como funciona o ensino médio nas escolas americanas? 

Apesar do High School Americano ser o nosso Ensino Médio, ele possui diversas diferenças que irão causar estranheza para qualquer um que resolver estudar em uma escola estrangeira. 

Afinal, a maneira como funciona o ensino médio nas escolas americanas é diferente da que estamos habituados, surtindo algumas surpresas que podem atrapalhar no nosso desenvolvimento acadêmico. 

Porém, vale dizer que, ainda que o mesmo seja fora dos padrões nacionais, ele não é algo extremamente complexo de se entender. Portanto, não é preciso ficar com medo ao ver algo que não conhece. 

O High School nos EUA trabalha de forma mais independente, onde a instituição e os professores serão responsáveis pela criação de um calendário letivo e da distribuição das matérias da maneira que julgarem melhores. 

Logo, não existe um padrão, e isso tanto em escolas privadas quanto públicas. Inclusive, instituições de ensino ocupantes do mesmo bairro podem ter divergências bem grandes quando se diz respeito ao método de ensinar os estudantes. 

Portanto, para conhecer mais sobre como funciona a escola para qual irá se matricular, é preciso pesquisar mais detalhadamente sobre a mesma. Porém, existem conceitos entre todas elas que você precisa estar previamente ciente, que formam algumas diferenças do nosso sistema de ensino. 

 

Qual a diferença do high school americano para o brasileiro? 

Enquanto que, no Brasil, temos o ensino fundamental com 9 anos e ensino médio de 3 anos, com o 1°, 2° e 3° grau estudantil, as escolas americanas contam com um ano extra de ensino, chegando ao “4° ano letivo”. 

Porém, o aluno não estudará matérias pré-definidas pela instituição ao longo de todo esse período. Quando se matrícula em uma High School, é dado o direito ao estudante de escolher quais disciplinas ele deseja, de acordo com seu perfil vocacional e interesses. Ou seja, ele pode ter disciplinas eletivas.

Esse é um processo extremamente importante, visto que, através desse, o aluno deverá selecionar as matérias que lhe serão necessárias para sua carreira profissional. 

Porém, ainda existem 4 matérias obrigatórias entre todos os estudantes do ensino médio americano, sendo essas: 

  • Inglês; 
  • Matemática; 
  • História; 
  • Política.

O restante das matérias pode ser escolhido conforme sua vontade, para que você direcione o seu conhecimento para a profissão que deseja exercer no futuro. 

 

Sistema de Boletim 

O boletim é uma diferença que muitos acabam notando e não entendendo quando se matriculam em uma escola dos Estados Unidos. Isso por que, por ser um sistema diferente, ele pode confundir facilmente qualquer um que não esteja acostumado. 

Enquanto que as escolas brasileiras adotam letras, siglas e números, as instituições americanas seguem este padrão: 

  • A: 93 – 100; 
  • A-: 90 – 92; 
  • B+: 87 – 89; 
  • B: 83 – 86; 
  • B-: 80 – 82; 
  • C+: 77 – 79; 
  • C: 73 – 76; 
  • C-: 70 – 72; 
  • D+: 67 – 69; 
  • D: 63 – 66; 
  • D-: 60 – 62; 
  • F: Menor que 60; 

A conversão das notas ocorrerá da seguinte maneira: 

  • A: 4; 
  • A-: 3,7; 
  • B+: 3,3; 
  • B: 3; 
  • B-: 2,7; 
  • C+: 2,3; 
  • C: 2,0; 
  • C-: 1,7; 
  • D+: 1,3; 
  • D: 1; 
  • D-: 0,7; 
  • F: 0; 

As notas são dadas de acordo com as suas provas, além de alguns trabalhos periódicos solicitados pelos professores de cada matéria, complementando a nota final que indicará se o aluno foi aprovado, ou não, na matéria. 

 

Finals e Midterms: os períodos de provas 

As Finals e as Midterms são os períodos de provas que todo estudante deverá passar. Entretanto, ao contrário do que ocorre no Brasil, esses períodos ocorrem apenas duas vezes ao longo do ano letivo. 

Enquanto que as Finals são as provas de fim de ano, as Midterms são as provas de meio de ano. Ambas têm um enorme peso na média final, principalmente pelo fato de não ocorreram outros testes ao longo do semestre. 

Suas notas são complementadas pelos trabalhos ao longo dos meses, que, juntos, irão gerar o total representante a aprovação ou reprovação do aluno. 

Geralmente, estes períodos ocorrem poucas semanas antes da finalização do semestre. Cada instituição terá o seu próprio, mas, em geral, as Midterms começam em novembro e as Finals em maio. 

Espera. Como assim as de meio de ano são em novembro? 

É exatamente como leu acima. As provas de meio de ano ocorrem em novembro, e as finais em maio. 

Isso por que o ano letivo americano é diferente do nosso país, tendo Inicio em agosto e fim em junho. Esse fenômeno ocorre devido ao fator das estações e do clima. 

E não acontece apenas nos estados unidos. 

Todo o hemisfério norte do planeta está sujeito a tal prática. Japão, Holanda, Ingaterra, entre diversos outros, são países que também têm seu inicio de ano letivo no meio do ano, devido ao fim da época mais quente. 

 

O que devo saber antes de me matricular em um high school americano? 

Além de compreender que o ano letivo se inicia em um período diferente do que está acostumado no Brasil, é preciso entender que o sistema escolar americano também tem outras diretrizes. 

Como dito anteriormente, você poderá escolher quais as matérias mais interessante para você, baseado em seu próprio perfil e na sua carreira futura. 

Isso ajudará a passar em processos seletivos para faculdades específicas da carreira que planeja seguir, já que o conhecimento básico para atuar nesse segmento já se encontra em sua posse. 

Porém, atente-se a um detalhe: O processo seletivo americano para universidades é extremamente mais rigoroso com as matérias que você selecionar do que com as de conhecimento comum. 

Ou seja, se você tem uma média final A em inglês, mas C em química, a faculdade de Química tem grande chances de lhe recusar, mesmo com outras notas positivas, já que, para eles, você não se dedicou o suficiente para entender os conceitos básicos para ampliar o seu conhecimento na instituição. 

Logo, pondere bem o caminho que deseja seguir antes de se matricular na escola. Isso facilitará toda sua trajetória no mercado de trabalho. 

Quando é o recesso dentro do ano letivo americano? 

O recesso é, por muitos, o período mais esperado do ano pelos alunos, onde eles irão, finalmente, descansar após as provas e todos os desafios do semestre. 

E essa época é ainda mais aguardada, uma vez que, na América, não é comum existirem diversos feriados que irão paralisar escolas, fazendo com que o aluno tenha de ir assistir as aulas. 

Enquanto o recesso tradicional também ocorre em dezembro e junho, seus padrões são diferentes. Em dezembro, o período de descanso é menor, durando apenas alguns dias após o ano novo. 

Já em junho, é onde entra as férias de verão, na qual o aluno ficará de férias até o inicio de agosto. 

Porém, existem duas épocas do ano em que é comum o sistema escolar americano não funcionar. São essas: 

Thanksgiving- Dia de Ação de Graças 

Uma das curiosidades sobre a educação nos estados unidos está presente justamente no dia de Ação de Graças. Um período que não existe no Brasil, mas que afeta os EUA como um todo. 

Nesta data religiosa, o país para, incluindo todas as escolas. O pouco que está em funcionamento são os hospitais e alguns serviços básicos que precisam estar disponíveis em casos de acidentes ou adversidades. 

O dia de Ação de Graças ocorre no fim de novembro, tomando, geralmente, de três dias a uma semana deste mês. Esse período é utilizado pelos estudantes para reaver parentes queridos e passar com seus familiares. 

Alguns que se sentem atrasados com os estudos também o utilizam para revisar as matérias. 

Spring Break – A semana da primavera 

O Spring Break se trata de uma semana de pausa no calendário acadêmico que ocorre, assim como o nome sugere, na época da primavera, acontecendo em meados de março. 

Ela não possui uma data definida, ficando a critério da instituição de ensino quando será dada. 

Assim como o Thanksgiving, ela também entra no calendário estudantil e deve ser levada em conta pela administração da instituição ao organizar o ano letivo. 

 

Algumas curiosidades sobre a educação nos estados unidos 

Se você imagina se as escolas americanas são como nos filmes, essas curiosidades podem sanar um pouco das suas perguntas a respeito do High School Americano. Começando por: 

A nota A+ não existe? 

Ainda que o padrão de notas seja o que fora informado no artigo, a nota A+ existe sim em algumas escolas americanas, não sendo um padrão entre elas, mas sendo bastante utilizada. 

Nos casos onde ela é aplicada, o A+ nada mais é que a nota máxima. Ou seja, ela entrará como o valor 100 e, na média, representará o 4. 

Cada ano possui uma nomenclatura 

Nos Estados Unidos, os alunos de cada ano do ensino médio recebem um nome diferente do brasileiro. Essa nomenclatura deve se tornar parte integrante do conhecimento do aluno, já que é por essa que ele também será chamado na faculdade. Os nomes são: 

  • Freshman: O calouro, equivalente ao 1° grau no Brasil; 
  • Sophomore: O veterano, equivalente ao 2° grau no Brasil; 
  • Junior: O veterano, equivalente ao 3° grau no Brasil; 
  • Senior: O veterano, prestes a terminar a High School nos Estados Unidos; 

 

Os alunos podem ter uma grade mais leve? 

Sim, cada aluno pode fazer isso! 

Nos EUA, a instituição de ensino incentiva que seus alunos pratiquem atividades extracurriculares que desenvolveram hobbies ou habilidades para a sua carreira, diminuindo levemente a carga de estresse em relação aos estudos. 

Essas atividades podem ir de culinária até literatura clássica, sendo bastante variada. Além disso, elas promovem a confraternização e inclusão de pessoas novas na escola a aquelas que já a frequentam há mais tempo. 

Os testes para faculdades 

Os exames de admissão para universidades podem ocorrer em diversos locais. Porém, não basta que o aluno passe apenas nos quesitos solicitados pela faculdade, através do exame de admissão, como também precisam ter um boletim que apresente as matérias necessárias para tal. 

Uma maneira para se conseguir mais pontos para estudar aonde deseja é através das bolsas esportivas. Caso o aluno seja praticante e tenha habilidade o suficiente para se destacar em esportes, é comum que instituições de ensino superior também os admitam. 

Mesmo com a nota um pouco menor, ainda será preciso alcançar uma determinada pontuação para adentrar a faculdade desejada. 

 

Agora você já tem o que é necessário para saber como funciona o ensino médio nas escolas americanas! 

Seja para um intercâmbio ou uma mudança permanente, agora que entende melhor como funciona o sistema de ensino americano, você está preparado para estudar nos EUA. Aproveite a sua experiência ao máximo! 

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais no @glededu!

Você pode gostar: