Desafios de pronúncia em inglês para brasileiros

Desafios de pronúncia em inglês para brasileiros - Image by Chickenonline from Pixabay

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

De todos os processos para o aprendizado de uma nova língua, o mais difícil é sempre o falar corretamente. Isso é muito perceptível com brasileiros que aprendem inglês, mas mesmo depois de um bom entendimento, conhecimento de gramática e vocabulário, na maioria das vezes, ainda há um problema de pronúncia em inglês.

Claro que isso é comum, o sotaque vai variar até mesmo dentro de alguns países, mudando de cidade para cidade. Da mesma forma que o português falado no Rio Grande do Sul e na Paraíba vão ser diferentes, haverá também uma distinção entre o inglês novaiorquino e texano.

Carregando então o aprendizado da sua língua materna, torna-se difícil mudar alguns vícios, sobretudo quando na nova língua as letras vão ter entonações diferentes ou pronúncias que variam dependendo do posicionamento de uma letra dentro de uma palavra ou das possíveis combinações entre letras.

Entretanto, talvez até por um contato, ainda que mínimo, bem maior e desde cedo com algumas palavras ou filmes em inglês, a pronúncia em inglês do brasileiro pode ficar bem mais precisa, às vezes até perfeita, do que a de um americano que aprendeu a falar português.

Vejamos então três dificuldades bem recorrentes dos brasileiros com a pronúncia em inglês.

Pronúncia em inglês americano

O ‘TH’

A pronúncia do ‘TH’ sempre será um ponto em que todo professor de inglês investirá um bom tempo para ensinar seus alunos. Isso porque, trata-se de um som que não existe em português e, por isso, não estamos treinados a fazê-lo.

Dessa forma, é preciso treinar esse novo som. Como uma memória aprendida, o treinamento e uso frequente desse novo som, aos poucos, irá se tornando mais natural e sairá sem maiores preocupações. O aprendizado será completo quando a pessoa nem precise pensar para pronunciar uma palavra com ‘TH’.

O som do ‘TH’ terá o encontro da língua com os dentes da frente, reproduzindo um som contínuo que lembra até o da letra ‘S’ em português.

Saber reproduzir esse som é necessário por ser muito comum na língua inglesa, aparecendo até em palavras como o agradecimento ‘obrigado’ (‘Thanks’), muito usada por qualquer um que viaje para os Estados Unidos, por exemplo.

As terminações

As terminações de palavras também está na lista de maiores dificuldades enfrentadas por brasileiros aprendendo inglês. Isso ocorre principalmente com palavras terminadas em algumas consoantes, que brasileiros tendem a adicionar a letra ‘I’ ao final da pronúncia.

Porém, também é comum uma pronúncia em inglês equivocada dos verbos regulares no passado, aqueles terminados em ‘ED’, já que esse ‘E’ em inglês também é mudo. Algo semelhante acontece com o gerúndio, terminado em ‘ING’, em que o ‘G’ também não é pronunciado

Vejamos alguns exemplos e a forma correta de se pronunciar:

  • Clock (relógio) – Clok (e não ‘clóqui’)
  • Bet (apostar) – Bet (e não ‘béti’)
  • Played (jogou/joguei) – Pleid (o ‘a’ tem som de ‘e’)
  • Playing (jogando) – Plein

As diferentes pronúncias do ‘H’

Se o ‘H’ já estava presente para dificultar nossa vida quando depois do ‘T’, ele retorna aqui com suas diferentes pronúncias. Porém, o mais difícil desse caso é o fato de não ter uma regra. Há palavras em que ele é pronunciado e outras em que não é. Você precisará de um bom vocabulário para saber a pronúncia em inglês correto de cada uma delas.

A dificuldade do brasileiro nesse caso existe porque, com exceção de quando vem depois do ‘N’ ou do ‘L’, o ‘H’ é sempre mudo em português. Ou seja, ele nunca é pronunciado no começo de uma palavra.

Então, em inglês, em alguns casos o ‘H’ não terá nenhum som e em outros ele terá o som de ‘R’.

  • Exemplos em que o ‘H’ é pronunciado com som de ‘R’:
    House, helicopter, home, high, hornet, hospital, hero, hair, hand, heat.
  • Exemplos em que o ‘H’ é mudo:
    Honest, honor, hour.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: