Para aqueles que estudam o inglês, a leitura pode se desenvolver, muitas vezes, mais rápido que a pronúncia em inglês. Saiba que esse problema é mais comum do que você imagina. O speaking, pode ser um desafio quando o foco está muito centrado na gramática, escrita ou leitura.
Seja pela ansiedade, falta de prática ou tempo dedicado ao idioma, a GLED fez questão de separar algumas dicas que vão te ajudar rumo a pronúncia em inglês.
Aumente o seu vocabulário
A evolução da sua pronúncia será difícil de avançar se o seu vocabulário for muito reduzido. Dessa forma, é necessário possuir um compromisso com o idioma e se dedicar ao aprendizado. A regra é simples, quanto mais vocabulário você tiver, mais fácil será para você trabalhar a pronúncia no idioma.
Aprenda a ouvir
Antes de você querer falar, é preciso aprender a ouvir e distinguir as diferenças entre algumas palavras homófonas (palavras que têm o mesmo som, são escritas de forma diferente e têm diferentes significados).
Acompanhe alguns exemplos:
- Brake (freio) / Break (quebrar)
- C (letra c) / Sea (mar) / See (ver)
- Cent (centavo) / Scent (fragrância) / Sent (enviado)
Para treinar o ouvido e saber diferenciar as palavras, é aconselhável mergulhar em tudo relacionado ao idioma, pois a melhor maneira de aprender um idioma e melhorar suas habilidades é ouvindo ele com mais frequência. Então, assista filmes na língua nativa, ouça notícias, músicas e podcasts em inglês.
Faça gravações para melhorar sua pronúncia em inglês
Perca a vergonha de ouvir sua própria voz e comece a gravar suas tentativas de falar em inglês. Brincadeiras à parte, ouvir a si mesmo faz você perceber coisas que não percebia antes.
Além disso, você ainda pode observar seu próprio avanço com o tempo. Você também pode levar a sua gravação para o seu professor, para um amigo nativo ou mais experiente e pedir um feedback.
Melhore o seu ritmo de fala com o shadowing
O shadowing é uma técnica bem conhecida entre aqueles que se dedicam a aprender um idioma. Essa técnica envolve uma série de repetições do discurso ouvido no idioma-alvo imediatamente após ele ter sido dito. Ou seja, em poucas palavras, é uma técnica de imitação.
Funciona dessa forma: você escuta como um falante nativo diz algo e tenta copiá-lo ao mesmo tempo. O nome shadowing vem do termo “shadow” em inglês, que significa “sombra”. Em sua tradução literal, a técnica seria uma espécie de “sombreamento”. Sendo assim, escolha uma música, um vídeo, um podcast, um filme ou uma série que tenha legendas em inglês, ouça diversas vezes e tente copiar.
Foque em algo que você gosta!
Sabe aquele hobby que você adora? Seja cantar, fazer teatro, ouvir música ou ler, faça em inglês! Dessa forma, a prática da pronúncia em inglês torna-se mais divertida, sendo muito mais fácil aprender dessa maneira. Além disso, pense em jogos que podem te ajudar, como trava-línguas, por exemplo.
Invista em um curso de inglês que possua conversação
Por fim, e não menos importante, tenha um acompanhamento profissional. Possuir um feedback da sua pronúncia em inglês por um professor será essencial para o andamento da sua fala, pois ele te guiará nesse percurso rumo à fluência. Então, considere investir em um curso com foco na conversão.
Os cursos da GLED, por exemplo, além da facilidade que fazer de qualquer lugar, o aluno é estimulado a falar durante todo o curso, com uma ferramenta exclusiva de correção da própria pronúncia.
Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?
Então não deixe de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais no @glededu!