Níveis de inglês: confira os módulos do idioma do A1 ao C2

Níveis de inglês

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Você sabia que existe um padrão internacional para medir o domínio de idioma? Esse padrão existe para indicar o grau de conhecimento que uma pessoa possui sobre a língua e para identificá-lo os estudantes costumam realizar uma prova. Vamos entender melhor como funcionam os níveis em inglês? Confira!

Aqui no Brasil, os níveis de inglês costumam ser divididos entre: básico, intermediário e avançado. Contudo, no exterior existe um parâmetro internacional medido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) é um documento publicado pelo Conselho da Europa que tem como objetivo determinar o nivelamento de proficiência em línguas estrangeiras, com base nas habilidades em diferentes áreas de competência linguística.

Para realizar essa classificação de níveis de inglês e outros idiomas, o CEFR utiliza seis níveis diferentes de domínio do inglês: A (A1 e A2), B (B1 e B2) e C (C1 e C2).

 

O CEFR se tornou uma referência padrão no campo estudantil para definir níveis de inglês e diversas outras línguas em muitos países.
O CEFR se tornou uma referência padrão no campo estudantil para definir níveis de inglês e diversas outras línguas em muitos países.

Níveis em inglês segundo o CEFR

CEFR Nível A

  1. Iniciante
  2. Intermediário

 

O “A” refere-se aos níveis iniciais e básicos do idioma e significa que quem o domina consegue compreender e usar expressões familiares e cotidianas que satisfazem suas necessidades básicas. Aqui estão categorizados os alunos que começam os seus estudos, sendo capazes de se comunicar em tarefas simples e rotinas que exigem apenas uma troca rápida e fácil de informações.

 

CEFR Nível B

  1. Nível mínimo
  2. Nível avançado

 

Já o “B” classifica um usuário com um pouco mais de conhecimento e entendimento da língua. O B1 é o nível intermediário, sendo assim, a pessoa compreende as questões principais de assuntos que lhe são familiares e consegue reproduzir discursos simples e coerentes sobre os temas que conhece. 

A partir do B2, os estudantes se tornam mais independentes quanto ao uso do idioma, já que devem compreender desde ideias principais de textos mais complexos sobre tópicos concretos e abstratos, até discussões técnicas sobre sua área de especialidade. Além disso, a partir daí eles começam a conseguir se comunicar com espontaneidade com falantes nativos sem que exista muita ansiedade durante a conversa.

 

CEFR Nível C

  1. Autônomo
  2. Bilíngue

 

Por fim, o “C” é o nível mais alto que se pode chegar. Ele significa que o estudante é proficiente e é o nível solicitado na maioria das vezes para quem pretende estudar ou trabalhar fora do país. O C1 significa a habilidade de compreender um amplo número de textos longos e exigentes. Além disso, se comunica de forma fluente e espontânea sem precisar pensar muito nas palavras, conseguindo usar a língua de modo eficaz em quase todas as suas áreas de convivência. 

Já o C2 é o nível de domínio pleno de inglês, em que o aluno compreende sem esforço praticamente tudo o que ouve ou lê, conseguindo se comunicar espontaneamente e de modo fluente com exatidão.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: