Labor Day: conheça o Dia do Trabalho americano

Labor Day

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Um dos principais feriados comemorados nos Estados Unidos é o Dia do Trabalho, conhecido no país como Labor Day. O feriado comemorado na primeira segunda-feira de setembro, além de ser uma grande homenagem aos trabalhadores, é também uma comemoração de sua contribuição social e econômica para o país. Vamos conhecer mais sobre e como é comemorada essa data? 

 

Bandeira dos E.U.A | Labor Day | Crédito: Jim Stapleton
Bandeira dos E.U.A | Labor Day | Crédito: Jim Stapleton

 

Origem do feriado do Labor Day

A princípio, esse feriado é uma homenagem aos trabalhadores que lutaram pelos seus direitos no país. Contudo, sua origem faz parte de uma parte triste da história dos EUA. No final dos anos 1800, no auge da Revolução Industrial nos Estados Unidos, a carga média de trabalho era de 12 horas por dia e sete dias por semana para ganhar um sustento básico. 

Mesmo possuindo restrições em alguns estados, crianças de 5 ou 6 anos trabalhavam em usinas, fábricas e minas em todo o país, ganhando ainda menos que os adultos. Pessoas de todas as idades, especialmente os muito pobres e os imigrantes, enfrentavam condições de trabalho extremamente inseguras, com acesso insuficiente a coisas básicas como ar fresco, instalações sanitárias e descanso.

No final do séc XVIII, começaram a surgir sindicatos, especialmente nas fábricas e indústrias. Ao ganharem relevância, eles começaram a organizar greves, protestos e comícios para protestar contra as más condições e forçar os empregadores a renegociar horas e salários. Porém, como esperado, esse tipo de tentativa de mudança não foi bem vinda e o apoio da polícia estava ao lado dos patrões. Por conta disso, houve repressão ao movimento e operações violentas para impedir o avanço dos manifestantes. Policiais e trabalhadores morreram em Chicago durante o Haymarket Riot de 1886.

A ideia de um “feriado dos trabalhadores”, comemorado na primeira segunda-feira de setembro, pegou em outros centros industriais de todo o país, e muitos estados aprovaram legislação reconhecendo-a. O Congresso não legalizaria o feriado até 12 anos depois, quando um momento decisivo na história do trabalho americano trouxe os direitos dos trabalhadores diretamente à vista do público. Em 11 de maio de 1894, funcionários da Pullman Palace Car Company em Chicago entraram em greve para protestar contra os cortes de salários e a demissão de representantes sindicais.

Em 26 de junho, a American Railroad Union, liderada por Eugene V. Debs, convocou um boicote a todos os vagões Pullman, prejudicando o tráfego ferroviário em todo o país. Para interromper a greve em Pullman, o governo federal despachou tropas para Chicago, desencadeando uma onda de distúrbios que resultou na morte de mais de uma dúzia de trabalhadores.

Como os norte-americanos comemoram o Labor Day atualmente

 

Comemoração do Labor Day | Crédito: Jojo Yuen
Comemoração do Labor Day | Crédito: Jojo Yuen

 

Por se tratar de um feriado nacional, todas as escolas, órgãos do governos e a maioria das empresas estão fechadas. No entanto, a maioria dos restaurantes e lojas permanecem abertos durante todo Labor Day.

No feriado, acontecem desfiles, paradas, discursos, eventos esportivos e queima de fogos. Em algumas cidades, os bairros organizam festas nas ruas. Além disso, as famílias norte-americanas costumam se reunir para fazer um churrasco ou para picnics, aproveitando o clima da estação e a companhia dos familiares e amigos mais próximos. O Labor Day é considerado um dia de descanso, ou mesmo a última chance para muitas pessoas realizarem viagens antes do final do verão.

Outro ponto curioso é que, diferente da maioria dos países, que comemora o Dia do Trabalho em maio, setembro foi selecionado porque preenchia o enorme vácuo que havia entre o feriado do Dia da Independência (4 de julho) e o Thanksgiving (“O Dia de Ação de Graças”que acontece no final de novembro).

 

Fonte 1

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: