IELTS: confira o que é o exame de proficiência em inglês

IELTS | Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Quem deseja ingressar em uma faculdade fora do país, fazer uma pós ou trabalhar em uma multinacional, já deve ter esbarrado na sigla IELTS. A princípio, para realizar certas atividades no exterior é necessário comprovar domínio da língua falada no país de destino. Então. hoje nós vamos trazer todas as informações sobre o teste de inglês que é um dos mais conhecidos para comprovar a fluência e identificar o nível de aprendizado no idioma. 

 

IELTS, exame de proficiência em inglês | Crédito: JESHOOTS.COM
IELTS, exame de proficiência em inglês | Crédito: JESHOOTS.COM

 

O que é IELTS? 

O IELTS é o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo e significa “International English Language Testing System” ou Sistema de Teste de Língua Inglesa Internacional. Esse teste foi desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliações de língua inglesa e estuda habilidades como: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (conversação).

Esse teste é elaborado pela Cambridge English Language e distribuído pelos maiores especialistas do British Council e IDP Austrália. Sendo oferecido em cerca de 140 países e aceito por mais de 9.000 organizações – incluindo universidades, agências de emprego e instituições governamentais. Anualmente, cerca de 3 milhões de exames são realizados. 

 

Como funciona o teste? 

Existem dois tipos de prova: a acadêmica, voltada para quem deseja estudar no exterior, e a geral, que varia de objetivos. A prova geral abrange desde a comprovação do inglês para o currículo, por exemplo, até a aplicação de vistos. 

Como já dito acima, as provas IELTS são divididas em quatro etapas: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (conversação) e cada habilidade é avaliada. Além disso, as perguntas variam de acordo com o tipo de prova que você escolher. Então, antes de se inscrever para fazer o IELTS. Nos resultados do exame não existe aprovação ou reprovação. Você receberá uma nota de 0-9 (na chamada IELTS Band Score) para cada uma das etapas do teste, refletindo sua proficiência no idioma inglês.

Essa é a escala de pontuação do IELTS, segundo o site oficial do teste:

  1. – Não usuário
  2. – Usuário inconstante
  3. – Usuário extremamente limitado  
  4. – Usuário limitado
  5. – Usuário modesto 
  6. – Usuário competente 
  7. – Usuário bom
  8. – Usuário muito bom
  9. – Usuário especialista 

 

IELTS, exame de proficiência em inglês | Crédito: Ben Mullins
IELTS, exame de proficiência em inglês | Crédito: Ben Mullins

 

Onde posso me inscrever? 

A inscrição para a prova é feita online no site do British Council. No site do IELTS é possível encontrar uma lista com as unidades aplicadoras e fazer sua inscrição. Atualmente, o custo da prova é de R$ 900 (pela versão em papel) ou R$ 920 (pela versão em computador).

Quem aceita o Certificado do IELTS?

Mais de 810.000 organizações no mundo aceitam o certificado como comprovação de fluência em inglês. Dessa forma, nestes mais de 135 países é possível tentar não só oportunidades de emprego, como bolsas de estudo e vistos através da comprovação no teste.

 

 Como se preparar para o teste?

  1. Confira os modelos de perguntas da prova disponíveis no site oficial do IELTS.
  2. Teste o tempo indicado para cada parte da prova.
  3. Consuma conteúdos em inglês em todos os tipos: áudio, vídeo e escrita.
  4. Aprenda o máximo possível sobre gramática e vocabulário.
  5. Treine respostas e conversas com colegas.
  6. Pratique o hábito da escrita em inglês.
  7. Concentre-se nas suas principais dificuldades com as habilidades da língua.

 

E se você estiver precisando de um help nos estudos, você pode contar com a GLED. Nós oferecemos um ensino descomplicado para as pessoas que procuram dinamismo e foco no aprendizado. A instituição que já foi indicada ao The EdTech Awards 2022, premiação da prestigiada EdTech Digest que elege as melhores startups do mundo com ênfase em educação internacional, possui vários módulos e formatos para o aluno.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: