Feriados americanos: conheça datas comemorativas nos E.U.A

Feriados americanos | Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Começar a aprender uma nova língua é a porta de entrada para a descoberta de uma nova cultura. E hoje, nós vamos conhecer um pouco mais da cultura estadunidense, a partir dos feriados americanos. Vamos lá? 

Feriados americanos | Crédito: frank mckenna
Feriados americanos | Crédito: frank mckenna

 

No total, existem quantos feriados americanos? 

Os EUA possuem um total de onze feriados nacionais ao longo do ano. Eles se dividem entre aqueles que têm uma data fixa e os que mudam de dia a cada ano, como o Memorial Day, que é comemorado na última segunda-feira de maio. Assim como aqui no Brasil, os EUA também possuem feriados estaduais, que podem fazer com que esse número aumente.

 

Leia também: Datas em inglês: aprenda como escrever e formato

 

Feriados: 

 

New Year’s Day

Também conhecido como o feriado de “confraternização universal”, a virada do ano nos E.U.A é uma data bem significativa. Certamente, você já deve ter assistido filmes na temática natal norte-americano e já acompanhou a cena da virada do ano na Times Square, famosa avenida de New York. Todos os anos acontece a descida da bola, o famoso ball drop.

 

Birthday of Martin Luther King, Jr

 

Birthday of Martin Luther King, Jr | Crédito: Jerónimo Bernot
Birthday of Martin Luther King, Jr | Crédito: Jerónimo Bernot

 

Comemorado no dia 17 de janeiro, o feriado nacional é dedicado ao pastor e ativista do civil rights movement (movimento pelos direitos civis), Martin Luther King. A data comemorativa foi oficializada em 1983 e é comemorada nas proximidades do aniversário de Luther King, que nasceu em 15 de janeiro de 1929.

King foi assassinado em 4 de Abril de 1968, aos 39 anos, e sua data de nascimento se tornou feriado nacional em 1983. O ativista, se tornou uma das personalidades mais importantes na luta contra o racismo. Autor do célebre discurso “Eu tenho um sonho” (I Have a Dream), em 1964 e ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

 

Washington’s Birthday – President’s Day

Mais um para a lista de feriados americanos, também é conhecido como President’s Day, celebrado em 21 de fevereiro. A princípio, a data busca homenagear todos os presidentes da história americana. Além disso, sua data e nome originais são uma homenagem a George Washington, primeiro presidente dos EUA.

 

Memorial Day

O Memory Day (dia da memória) é comemorado em 30 de maio e é um feriado de luto, que busca homenagear todos os soldados americanos que morreram em combate, ao serviço das Forças Armadas. Nesse dia, além da realização de uma cerimônia oficial, as pessoas costumam visitar os túmulos dos militares, deixando flores e suas condolências.

 

Juneteenth National Independence Day

O Juneteenth foi comemorado como um feriado nacional pela primeira vez no ano passado, em 19 de junho. A palavra Juneteenth é uma contração — uma mistura — da palavra june (junho) com a palavra nineteenth (décimo nono). A data faz referência a 19 de junho de 1865, quando o estado do Texas proclamou o fim da escravidão. Conhecido como Dia da Liberdade, a data celebra o aniversário da Declaração de Emancipação dos últimos escravos no país.

O estado do sul dos EUA foi o último a manter a escravidão de pessoas negras nos EUA após o fim da Guerra Civil.

 

Independence day 

 

Independence day - feriados americanos | Crédito: Paul Weaver
Independence day – feriados americanos | Crédito: Paul Weaver

 

Um dos feriados americanos mais conhecidos acontece em 4 de julho, o famoso “Fourth of July“, o dia da independência dos E.U.A, o Independence day. Antes disso, os Estados Unidos eram mantidos sob domínio colonial da Inglaterra. A declaração da Independência dos Estados Unidos foi escrita por Thomas Jefferson (173-1826), que foi o terceiro presidente do país.

 

Labor Day

O Labor Day (dia do trabalhador) é um feriado nacional americano celebrado na primeira segunda-feira de setembro e homenageia todos os trabalhadores, reconhecendo o seu contributo para a economia do país. A data foi estabelecida em 1894 e foi criada pelo movimento operário.

 

Columbus Day 

Chegamos em um feriado polêmico entre os feriados americanos, pois celebra um colonizador. No dia 10 de outubro, celebra-se a descoberta da América por Cristóvão Colombo (1451- 1506) no dia 12 de outubro de 1492. Atualmente, diversas pessoas nos EUA usam a data para celebrar a cultura indígena e nativa dos EUA, enquanto em comunidades de imigração italiana dos EUA a data é usada para celebrar a cultura ítalo-americana.

 

Veterans Day

No dia 11 de novembro, comemora-se o Dia dos Veteranos, e possui o objetivo de honrar os soldados vivos e falecidos que serviram o país. O dia se deve à data que marca o fim da Primeira Guerra Mundial, já que a rendição dos alemães teve efeito às 11h11 do dia 11/11.

 

Thanksgiving Day

 

Mesa no Dia de Ação de Graças | Crédito: Element5 Digital
Mesa no Dia de Ação de Graças | Crédito: Element5 Digital

 

Por fim, fechando nossa lista de feriados americanos, chegamos no fim do ano no Dia de ações de graças. Essa é uma das datas mais celebradas pelos norte-americanos, a população costuma se reunir com familiares para um jantar de celebração e agradecimento, sejam eles quais forem. Sem data fixa, desde 1863 é comemorado na quarta quinta-feira de novembro

Na sua origem, está o agradecimento pelo sucesso das colheitas no século XVII, após temporadas de inverno muito rigorosas.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: