Dólar americano: cinco curiosidades da moeda mais importante do mundo

Dólar - Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

Em primeiro lugar, não é mentira quando afirmamos que o dólar é a palavra mais conhecida do mundo. Aliás, não só a palavra, mas o money (dinheiro) também. São 230 anos de existência da moeda que move o mercado internacional e influência nas decisões políticas globais. 

Nesse sentido, com todo esse tempo, existem algumas curiosidades que escapam do imaginário coletivo e fazem do dólar uma moeda extremamente interessante. Quer saber quais são essas curiosities? Então continue a leitura para conhecer as cinco curiosidades da moeda mais importante do mundo. 

 

O papel moeda que não tem papel

Tenha certeza de uma coisa: o dólar americano é bastante resistente. Diferentemente do papel que conhecemos, que é composto por celulose, se você molhar a nota americana e colocá-la para secar, nenhum rasgadinho irá aparecer. Saiba que essa durabilidade só é possível, pois a composição do papel-moeda do dólar é de 75% de algodão e 25% de linho. 

Este papel totalmente resistente é patenteado pela Crane & Co, sendo a única fornecedora para as notas desde 1879. 

 

Quarter, dime, nickel, peny: nomes dado as moedas do dólar

Antes de tudo, você já deve ter ouvido em algum filme ou série alguém falando: a penny saved is a penny earned (um centavo poupado é um centavo ganho). Além do conhecido one cent (um centavo), outro modo de dizer esse valor é utilizando a expressão penny.

Mas, não pense que apenas a moeda de um centavo é dita diferentemente. Outras também possuem algumas nomenclaturas históricas que podem nos confundir quando ouvimos em algum lugar. São elas:

  • 1 cent ou penny: bastante utilizada para baixíssimos valores;
  • 5 cents ou nickel: aqui é referente a composição do material; as moedas de 5 centavos são feitas de uma liga de cobre-níquel;

 

Daqui em diante é mais um referencial matemático. Veja: 

  • 10 cents ou dime: refere-se a décima parte de um dólar;
  • 25 cents ou quarter: refere-se a um quarto de um dólar;
  • 50 cents ou half-dollar: refere-se a metade de um dólar.

 

Agora não tem mais como ter dúvida, viu?

 

Mulheres no dinheiro americano

Todas as notas do dólar, com exceção a de dois dólares, que possui o inventor Thomas Jefferson, possui algum ex-presidente dos EUA estampado na parte frontal do papel. 

No entanto, o dinheiro americano não foi ilustrado apenas por homens. As mulheres fizeram parte da impressão de séculos atrás, e a índia Pocahontas foi a primeira mulher a ser apresentada em uma das notas americanas. Contudo, ela não apareceu sozinha, mas acompanhada por um grupo de pessoas.

Posteriormente, entre 1886 e 1890, a 1° primeira-dama dos EUA, Martha Washington, foi a primeira mulher a aparecer sozinha nas notas dos EUA. 

 

Marta Washington Dólar | Mike Keller

 

Pocahontas Dólar | Uol

 

Além dos EUA

O dólar americano não é só a moeda oficial dos Estados Unidos, mas também de outros países. As nações que possuem o dinheiro americano como o câmbio oficial são: Panamá, Porto Rico, El Salvador, Equador, Zimbabwe, Timor-Leste e Bonaire. 

 

Dólar da cabeça pequena 

As cédulas produzidas antes de 1996 são chamadas pelas casas de câmbio brasileiras de “dólares da cabeça pequena”. Mas por qual motivo? Essas notas não estão mais sendo aceitas, com exceção dos Estados Unidos e em alguns países, dificultando a circulação dessas versões. 

Desse modo, a compra e a venda dessas cédulas são mais baratas, fazendo com que até algumas casas de câmbio não aceitem a compra. Para saber se o seu dólar é de “cabeça pequena”, veja abaixo as diferentes versões do dinheiro americano:

 

Dólar
Antes de 1993 | Confidence Câmbio

 

Dólar
Dólar produzido de 1996 a 2013 | Confidence Câmbio

 

Dólar
Dólar produzido depois de 2013 | Confidence Câmbio

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: