5 atividades em inglês para treinar o idioma em casa

5 atividades em inglês para treinar o idioma em casa | Arte por Moacir Alves

Não perca nenhuma novidade, assine nossa Newsletters!

Subscription Form

Compartilhe

Ouça esse artigo em áudio:

É claro que fazer um curso, com professores bem preparados, é sempre a melhor forma de aprender uma nova língua. Porém, por ser a língua mais falada e presente no mundo, é possível aprender muita coisa fazendo atividades em inglês em casa. Além de, muitas delas, serem possíveis executar sozinho.

Pensando nisso, separei cinco atividades em inglês que você pode fazer em casa durante sua semana. Elas não só serão eficientes para o seu aprendizado, como também se tornarão prazerosas. Muitas delas são uma forma de estudar sem você perceber que está estudando.

 

 

Atividades em inglês

Veja musicais em inglês

Escutar música é sempre uma ótima opção para treinar o seu listening, porém, talvez uma melhor opção no início seja assistir (e ouvir) musicais. Isso porque, se o seu inglês ainda não é tão bom, você provavelmente terá bastante dificuldade com musicas, mas pode compreender melhor musicais (seja de teatro ou cinema).

A grande questão aqui é que musicais geralmente contam uma história, têm diálogos (na maioria das vezes, cantados) e, principalmente, são feitos para serem entendidos, com as músicas sendo pronunciadas de forma mais clara.

Com isso, acabam sendo um prato cheio para quem quer aprender inglês, porque apresentam uma facilidade maior de compreensão, ao mesmo tempo que o estudante tem de conseguir acompanhar a narrativa daquela música. Assim, mais do que entender apenas as palavras, ele terá de compreender o conjunto delas e a história que está sendo contada.

Caso não seja muito fã de musicais ou não tenha tempo para assisti-los completos, uma boa opção é procurar trechos de musicais famosos no YouTube. Sobretudo de peças da Broadway.

Assistir filmes em inglês

Veja Filmes e séries em inglês

Enquanto o musical e as músicas te ajudarão a tentar entender as palavras ditas de uma forma diferente e ajudarão no seu vocabulário, os filmes e as séries terão um papel fundamental para a compreensão do “dia a dia”.

Como no musical, você terá de entender a narrativa e os diálogos, não apenas palavras. Entretanto, essas obras não são necessariamente feitas para serem compreendidas facilmente, podendo gerar um maior aprendizado com diferentes sotaques e formas de pronúncia.

Mais do que isso, como cinema é em grande parte mais ações sendo executadas do que diálogos sendo ditos, muitas vezes, você terá de estar mais atento ao contexto em que esses diálogos estão inseridos.

Para o estudante iniciante, a melhor opção é começar com sitcom. Essas séries de comédia, como “Seinfeld” e “Friends”, são mais pausadas, sobretudo por terem um tempo para assimilação das piadas e para a risada do público. São também mais fáceis de compreender e acompanhar já que são obras feitas para a TV e para um público mais amplo, necessitando ser entendidas pelos mais diversos públicos.

Já para o estudante mais avançado, uma boa opção é assistir filmes antigos, sobretudo faroestes. Isso porque, esse filmes geralmente tem sotaques mais fortes, enquanto os atores falavam de uma forma que exige mais da compreensão do espectador atual.

 

Converse com alguém (ou sozinho) em inglês

Nada adianta entender e ter vocabulário se não é capaz de conversar. Já que grande parte da necessidade de aprender em inglês está justamente no conseguir se comunicar verbalmente em outros países.

Com isso, mesmo quem mora sozinho ou com pessoas que não sabem falar inglês, é possível treinar o speaking. Uma boa alternativa é falar “com você mesmo” sobre as atividades que você fez no dia. Outra opção, é contar para si mesmo em inglês sobre um filme, série ou livro que acabou de consumir.

Tal prática ajudará na formulação de frases e te ajudará a encontrar caminhos de se expressar, muitas vezes contornando uma ou outra palavra que você não lembre ou não tenha em seu vocabulário.

 

Escreva sobre seu dia ou trabalho em inglês

Semelhante ao falar, o escrever em inglês ajudará como um forma de te forçar a se expressar em inglês. Porém, aqui, ajudará sobretudo na busca de vocabulário para se expressar, além de a linguagem escrita se diferir da linguagem verbal.

De certa forma, é um complemento do tópico anterior, ao mesmo tempo que é uma maneira de escrever corretamente aquelas palavras que você já conhece. O que é importante, pois é muito comum as pessoas saberem falar, mas não escrever as palavras corretamente. Isso porque, como em toda língua, o inglês tem muitas palavras com pronúncias parecidas, mas escritas de formas bem diferentes (como Throw [Arremessar], Through [através] e True [verdade]).

Ler livros em inglês

Leia livros ou notícias em inglês

De todas as atividades em inglês, ler é a que mais te dará vocabulário. Com isso, é importante ler tanto livros, por conterem narrativas específicas e mais distantes do dia a dia, o que é fundamental para aprender palavras menos usuais, quanto notícias, já que essas terão construções de frases mais comuns e te ensinarão uma linguagem mais diária, ao mesmo tempo que serão importantes para entender construções gramáticas e de tempos verbais.

Para isso, sempre anote palavras e construções que você não conhece ou teve dificuldade. Monte uma espécie de dicionário com elas, pois você provavelmente irá esquecer algumas e poderá retornar a elas quando precisar. Assim, você aumentará o seu vocabulário ao aprender pela repetição.

 

Está em busca de mais dicas e curiosidades sobre inglês?

Então não deixe de acompanhar a GLED nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Facebook | Youtube | TikTok

Você pode gostar: